Lógica (7º ano)
Tais perguntas devem fazer completo
sentido, e revelam-se relevantes a todo aquele que se interessa não apenas por
aprender uma determinada técnica, mas também por conhecer os seus fundamentos e
o seu objetivo. Você pode abrir um livro de lógica e deparar-se com a seguinte
passagem:
1 (1) p→q
A
2 (2)
¬q A
1,2 (3) ¬p
1,2MP
Caso ainda não conheça lógica, a
passagem pode fazer tanto sentido quanto a sentença:
“a melão senhora bombeiros de”.
Para que a passagem faça sentido,
você precisa dominar a sintaxe da lógica formal e seus métodos de prova – e
isto exige um estudo técnico, em que você introjeta certas regras e memoriza
certas convenções.
No entanto, a lógica não é apenas um
conjunto de regras e postulações.
A despeito da maneira como se
expressa relações lógicas, a lógica ocupa-se de argumentos.
É perfeitamente possível que haja
outros sistemas de formalização lógica, com outras postulações, outra sintaxe e
sinais até mesmo por nós desconhecidos – porém, se este sistema é um sistema
lógico, então ele se ocupa de argumentos, e mostra não apenas como avaliar
argumentos, mas também como construir bons argumentos.
A lógica ocupa-se de argumentos, e
pode-se inclusive afirmar que o objeto de estudo da lógica é uma certa classe
de argumentos. Porém, de início não fica claro por que a lógica ocupa-se de
argumentos. Eu posso estudar argumentos com a finalidade de desenvolver
técnicas para torná-los mais persuasivos, por exemplo. Este pode ser o caso se
tenho o plano de atingir algum objetivo que envolve convencer as pessoas de que
algo é verdadeiro, ou de que algo é bom e valioso, mesmo não sendo.
Mas esta não é a finalidade da lógica
na sua avaliação e estudo de argumentos: a propriedade dos argumentos que
interessa à lógica não é a sua força persuasiva ou seu valor prático, mas sim a
sua validade.
A validade é uma relação entre
valores de verdade.
Ela é expressa ao se dizer que, dado
que determinadas proposições (ou sentenças, ou afirmações) são verdadeiras,
então necessariamente outra proposição é verdadeira. Assim, se houver uma
relação entre as premissas de um argumento e sua conclusão tal que é impossível
que a conclusão seja falsa quando as premissas são verdadeiras, então esta é
uma relação de validade.
A lógica é o estudo da validade de
argumentos. A lógica é uma instrumento e linguagem formal ( onde a forma é o
importante), como a matemática, ocupa-se essencialmente de relações. A
diferença está em que a lógica se ocupa de relações entre proposições ou
sentenças, e não somente de números, funções geométricas, operações algébricas.
E na lógica há apenas valores binários:
1 - 0
Verdade - Falsidade.
Na Lógica uma coisa não pode ser e
não ser ao mesmo tempo, por isso na lógica não há contradição.
Uma coisa não pode ser verdade e falsidade ao mesmo
tempo, nem em outros tempos e lugares. O valor lógico é universal e satisfatório.
A Lógica é o
estudo do raciocínio válido.
Utilizada
em atividades mais intelectuais, a lógica é estudada principalmente nas
disciplinas de filosofia, matemática, semântica e ciência da computação. Ela
examina de forma genérica as formas que a argumentação pode tomar, quais dessas
formas são válidas e quais são falaciosas.
Por fim,
a lógica também é estudada na teoria da argumentação.
A lógica
é frequentemente dividida em três partes:
O raciocínio indutivo:
O método indutivo ou indução é o raciocínio que,
após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade
geral. A indução, ao contrário da dedução, parte de dados particulares da
experiência sensível. De acordo com o indutivista, a ciência começa com a
observação
O raciocínio abdutivo:
O
raciocínio abdutivo geralmente começa com um conjunto incompleto de observações
e prossegue para a mais provável explicação possível para o grupo de
observações. Baseia-se em fazer e testar hipóteses usando a melhor informação
disponível. Muitas vezes, implica fazer um palpite educado depois de observar
um fenômeno para o qual não há uma explicação clara.
O raciocínio dedutivo:
O raciocínio dedutivo é uma das
duas formas básicas de fundamentação válida. Começa com uma hipótese geral ou
fato conhecido e cria uma conclusão específica dessa generalização.
Leis
Gerias da Lógica:
Contradição:
Não há uma proposição falsa e real ao mesmo tempo;
Meio
excluído:
Ou é F ou é V não há um terceiro valor;
Funcionalidade:
O
valor de um proposição composta P (q,r,s) é V ou F determinado o valor das
proposições que a contém.
Comentários
Postar um comentário