Senso comum e Ir além do Senso Comum (7º ano)



O que é Senso Comum?
Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos.
Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo.
O senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.

É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.
O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos.

Como a sabedoria popular, que funciona bem no cotidiano das pessoas, é transmitido com intenção explícita. 
Através do senso comum e da sabedoria popular uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.
Também faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo.

Por exemplo:

Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”.
“ Não se deve nadar após comer muito”.
“O cigarro causa câncer”.
“Suco de maracujá dá sono”.

Entenda que o senso comum tem um valor de verdade amplamente aceita.
Vamos nos atentar não “a verdade”, mas se de fato aquilo que todos dizem é verdade”.


                          Como ir além do senso comum?

Como filósofos e cientistas podemos até partir de questões do senso comum, porém, buscamos a comprovação da verdade e não apenas a aceitação da verdade.

Vamos ao exercício:

11-  Senso comum:

“Canudos plásticos causam a morte de tartarugas por ingeri-los”.

a)    Vamos ver uma reportagem de grande circulação:


Aponte na reportagem limitações sobre da ideia que os canudos causa a morte das tartarugas marinhas.

B )  Leia o artigo que se segue e veja do que ele trata:



C) Entre as duas informações há semelhanças, diferenças e dificuldades de transmitir a informação. Descreva quais?

Vamos debater tentando ampliar o conceito da reportagem e tentando entender a abrangência da pesquisa.





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