Direitos Humanos e Carta da Terra (8º ano e 9º ano)




No dia 10 de dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas ( contexto pós Segunda Guerra Mundial). instituiu a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Havia 58 Estados-membros, entre eles o Brasil (hoje são 198, dos quais cinco são permanetes EUA, França, Inglaterra, Rússia e China) –  O documento define os direitos básicos do ser humano. Em seus trinta artigos, estão listados os direitos básicos para a promoção de uma vida digna para todos os habitantes do mundo independentemente de nacionalidade, cor, sexo e orientação sexual, política e religiosa.

Leiam a declaração:

https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos


A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.
Oferece um novo marco, inclusivo e integralmente ético para guiar a transição para um futuro sustentável.
Ela reconhece que os objetivos de proteção ecológica, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico equitativo, respeito aos direitos humanosdemocracia e paz são interdependentes e indivisíveis.
O documento é resultado de uma década de diálogo intercultural, em torno de objetivos comuns e valores compartilhados. O projeto começou como uma iniciativa das Nações Unidas, mas se desenvolveu e finalizou como uma iniciativa global da sociedade civil. Em 2000 a Comissão da Carta da Terra, uma entidade internacional independente, concluiu e divulgou o documento como a carta dos povos.

Leia o Documento:


Saiba mais no site: 

Vamos discutir em aula e na avaliação do aprendizado a intencionalidade, diferenças e limites desses princípios.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solidariedade (6º ano)

Atitude crítica: o ato de filosofar (9º ano)

Bom Senso (6º ano)